O Eterno Realizar

Olá,

Das mais simples às mais complexas situações, há sempre uma saída. Claro, ações geram consequências e, “tudo tem seu preço” – é o que dizem. Nesse sentido, é bem verdade que muitas barreiras nos trazem a ideia de que certas situações são intransponíveis. Só estou pensando! – Viver é sobreviver. 

Existem dias, e não são poucos, que acordamos arrastando. A verdade é que depende da motivação. Se for para trabalhar, principalmente no serviço desinteressante, levantar pode ser um verdadeiro castigo. No entanto, dificilmente o desânimo virá para jogar uma partida de futebol de final de semana com os amigos; para uma viagem programada, dificilmente para coisas que queremos voluntariamente fazer. Geralmente acordamos como se um peso estivesse nas costas para realizar tarefas que somos, de certo modo, forçados a  fazer. Essa é a luta e o estado de espírito que é necessário superar para que o dia, a semana, a vida seja plena. É preciso entender que sem dificuldades não há felicidade. 

É isso mesmo! A única coisa que dá sentido à felicidade é o significado da vida. Estar conectado significa atenção voltada para a resolução do fato; a desatenção levará à não obtenção do resultado que se sonha, na verdade, não levará a lugar de sucesso algum. Já parou para pensar em quê você está conectado? Talvez seja ganhar dinheiro; ganhar uma eleição política partidária, passar em um concurso público; casar-se e ter uma vida conjugal de sucesso achando o  homem ou a mulher da sua vida. Muito bem, certo, tudo bem com essas coisas. Acontece que, estar conectado significa saber responder o que deve ser feito para que o sonho aconteça.

O ano de 2021, foi mundialmente triste. Todos os que estão vivos hoje perderam pelo menos um amigo, um parente ou um conhecido. Todos, em todas as nações no mundo. O Covid-19, se alastrou e assolou famílias, tentou arrasar com a nossa estrutura psicológica. Pessoas partiram de forma abrupta. Eram pessoas que fora do contexto pandêmico poderiam ter a chance de viver por muitos outros anos. No meu caso, dentre outros que poderia relatar, me chocou a partida de uma amiga relativamente nova, aproximadamente 50 anos, saudável, cheia de esperança, em meio a um curso de psicologia, conversamos num dia, estava bem com saúde , cheia de planos e, dois dias depois foi para o hospital com falta de ar e, não voltou mais, vítima de um vírus que encurralou o mundo – parece-me, ainda, inacreditável!

Enquanto se vive nada pode ser medíocre, viver só por viver ou fazer só por fazer. Ainda que as situações nos façam chorar, é importante lembrarmos que enquanto há vida é preciso manter esperança, mantê-la como uma chama acesa. É diante das dificuldades que exigirá de nós “o cuidado para não perder a batalha, não por estar mais fraco, mas por não saber escolher uma tática que aproveite suas vantagens competitivas”. Sim, em todo tempo é possível escolher uma tática para enfrentar os problemas e sobreviver à vida.

Referências de inspiração:

Guitton, Jean. O Trabalho Intelectual. Ed.Kírion, 2018.

Douglas, William. Valvassoura, Flavio. Como Vencer Gigantes; lições bíblicas da luta entre Davi e Golias. Ed. Sextante, 2017.

1 Comentário

  1. jbaptistasilva disse:

    Fantástico!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s