Canções de Ninar de Auschwitz

Sobre o nazismo, nossa geração só sabe dos fatos superficialmente por meio da história. Será que já parou para pensar ou tentar se colocar no lugar de Helene? Ter o marido desempregado porque sua cor da pele ou sua etnia possuem aspectos diferentes? Uma mãe consegue hoje ao menos imaginar o que é ter seus filhos ainda crianças, levados à força por serem considerados não puros pela cor da pele, escolha sexual, condição social e etc.

Canções de Ninar de Auschwitz não se trata apenas de um livro, mas, de um documentário que nos leva a refletir sobre quem somos quando as atrocidades como o preconceito, a injustiça social, batem a porta do vizinho. Atitudes que tomamos com a indiferença revela quem somos e no “final do dia”, também nos torna cativos pela omissão. Afinal, os alemães puros passavam também escassez devido a um pensamento tirânico de um líder déspota esclarecido.

Ao falar sobre Auschwitz, infelizmente me vem a mente as cenas de pessoas sendo presas por governadores e prefeitos em locais públicos em 2020 durante a pandemia. Como podem? Mas a nossa indiferença ou omissão diante dessas circunstâncias, poderá nos gerar consequências ao “final do dia”, pois o cidadãos de bem  tiveram, a princípio, seu direitos de ir vir facilmente violados. Quem nos garante que da próxima vez não será mais fácil cercear e trancafiar ao bel prazer? Mas esse assunto é política e, sinceramente, vamos falar de livros, leituras e literaturas; a política partidária da forma que conhecemos ficará de fora desse meu paraíso. Acontece que um dos papeis da história é relembrar o passado para que não repitamos os mesmos erros no presente e futuro.

“aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo”. Jorge Santayana (1863 – 1952)

“O contrário do amor não é o ódio, mas a indiferença. O contrário da beleza não é a feiura, mas a indiferença. O contrário da fé não é a heresia, mas a indiferença. O contrário da vida não é a morte, mas a indiferença entre a vida e a morte”. Elie Wiesel (1928 – 2016)

Felicidades!!!

http://www.bloggabineteteologico.com

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s