TEXTO – Trabalho Árduo, Situações Adversas: Tenha Aspiração.



[…] “está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.  Jo 4:23

Uma vaga aspiração dirige as multidões a horizontes que a maioria admira de longe…”[…]                                                                                                                                                   Sertillanges, 

Permita-me falar…

…àquelas pessoas que esperam o dinheiro cair do céu e esperam que um milagre aconteça conforme à sua vontade. Permita-me ainda, àquelas pessoas que esperam tudo de Deus. Os que assim procedem, incorrem na possibilidade de se depararem com as mais fatídicas angústias e decepções, além da estagnação social, financeira e psíquica.

Vamos deixar claro, Deus não é Aladim, então, para aqueles que vivem esperando a lâmpada mágica, sinto em decepcioná-los, mas, Aladim é um personagem fictício de um conto de origem árabe. Acredite, não vou citar ditados que te ensinem que é necessário mudar de posturas para obter resultados diferentes, por um simples motivo: isso é o óbvio. Precisa mudar de visão, de postura. 

Acima está citado um texto bíblico e um texto escrito por um sábio padre, Sertillanges entre o século XIX e XX. Ouvirão muito dele na maioria dos meus textos. Geralmente quando uma pessoa diz não ter religião e se depara com um versículo bíblico se esmorece. Este texto não é sobre religião, mas sobre mudança de postura para quem deseja que sua vida valha apena ser vivida. Nesse sentido lhe asseguro que, embora a bíblia possa ser vista como um livro religioso, não se poderá negar que nela se encontra sabedoria da boa. Aprenda a utilizá-la ao seu favor.

A importância de escrever sobre aspiração, é devido a mais um Ano que se passa. A pergunta que não quer calar é: o que você fez? – Ficou olhando a pandemia do COVID-19, contando os mortos e perguntando –  “quando é que o corona vírus vai me pegar?” – “Afinal tatodo mundo pegando!” – Observe que para ler acima,  “Pandemia covid-19”, você teve que se esforçar mais, focar mais, e sua atenção foi direcionada. Existem várias formas de chamar a atenção para que corresponda ao estímulo que se espera e assim manipular. Por certo, tem outras pessoas que lerão este pequeno texto e resolverão adotar uma postura de guerreiros corajosos, entenda, não um postura imprudente, mas, de ousadia; que apesar das circunstâncias deixou de lado as notícias ruins, se inteirou do assunto e às medidas essenciais para se proteger, desligou a TV e foi a luta em busca de seus objetivos. Se você é desses últimos, siga em frente. Porém, se você é do grupo que ficou contando os mortos e focado nas fake News e notícias sensacionalistas, não sei como está o seu quadro psíquico ao findar do ano, por certo alguns muito bem, outros bem, outros não tão bem e certamente muitos ruins. Seja qual for, não te julgo, mas afirmo que é hora de se levantar, precisa entender o que passo a lhes escrever. 

O segredo de ser bem sucedido em todas as áreas da vida entenda, não estou dizendo que uma pessoa será bem sucedida em tudo na vida, e sim, que todas as áreas da vida para que se obtenha sucesso é necessário se entregar, ou seja, conforme Jesus mencionou – “em espírito”. Em outras palavras, em espírito pode significar, de corpo e alma, entregue àquilo que se propôs a fazer, a conquistar. Mas não só isso. É necessário estar em “em verdade”, que pode significar autenticidade no que está realizando. Tudo que se empreende deve ser autêntico, deve haver qualidade. 

Para isso, o primeiro ponto é que ninguém que não seja aguerrido em seu objetivo poderá esperar que tudo em sua vida seja como se sonha. A não ser com a intervenção da própria sorte – fator complicado demais para acreditar. Serei mais taxativo. Sentado em um berço esplêndido  não é bom esperar que Deus faça aquilo que é de sua inteira responsabilidade fazer. 

Um pressuposto para quem deseja vencer é deixar de lado o disse e me disse da multidão, o barulho que desnorteia, e ter o foco em seus projetos. Nessa pandemia, é comum muitas pessoas escutarem e consequentemente divulgar coisas que as autoridades competentes não disseram, elas não foram na fonte primária e, ainda que uma fonte primária seja incorreta, ainda assim ela é a fonte principal, detectando o equívoco busca-se a assertiva. Diante do cenário difícil é necessário tomar decisões rápidas e que também são difíceis, isso significa que sair da postura de derrotado, de desempregado, da postura do medo, e agir na direção correta mesmo aos olhos adversos, não é uma conquista fácil. Porém, é necessário entender que os primeiros passos para sair de uma situação aviltante é calar-se, ativar a mente estratégica e entender que “abrir a boca e reclamar ou abrir a mente e aprender” com as circunstâncias impostas, lhe asseguro que “o dia será o mesmo para todos, porém, o resultado não” (parafraseando dizeres do Ator norte americano Denzel Washington), abra a mente e aprenda em meio ao caos.  

São estes os adoradores que o Pai procura. Deus está a procura de homens e mulheres que realizam, que possuem fé, que amam o realizar em excesso, o apaixonado. Este é o significado de adoradores para além da religião, no entanto, religiosidade no que propõem realizar é o tipo de postura do vencedor, ele alcança objetivos, ele geme na dor mas é resoluto, essa é pessoa que Deus agrada. Então, não se trata de o quanto Deus é bom ou ruim, de quando vai morrer ou quantos anos viver, importa é que descubra qual é a sua obra na terra, o que você veio fazer aqui, e, enquanto isso não estiver claro em você, se pergunte o que de fato ama fazer; se ainda assim a resposta não vier, faça alguma coisa, mas mova-se, se apaixone por algo e um dia seu sonho baterá à porta ou descobrirá como quem acorda de um sonho, que você já vive o seu. 

Um conselho aprendido com Sertillanges: “Obter sem pagar é um desejo universal; mas é o desejo de corações covardes e de cérebros enfermos”. Não sejamos assim, Deus está pronto para compor sua equipe de vencedores, com pessoas que não se entregam, não andam segundo o conselho das massas. Pode ser que Deus não faça por você, contudo, certamente fará com você, no cenário que a vida te apresentar, ali mesmo em meio a tempestade, em meio a pandemias, diante das perdas, apesar dos erros e das fraquezas, embora seja eu ou você. Entenda que “o universo não socorre ao primeiro chamado, e a luz de Deus não vem à sua lamparina sem um insistente rogo de sua alma” – A vida intelectual (2019, p.29). Para 2021, apesar disso ou apesar daquilo, deseje mais, trabalhe mais, não foque nas notícias ruins, foque na verdade, tenha fé e então Deus se agradará, te ouvirá e verá que tem os ingredientes necessários para ser um vencedor. “Estes são os verdadeiros adoradores que o Pai procura”,  por certo, uma postura correta seja diante de qualquer coisa, não te deixará nem o levará a resultados errados. Se achegue, tenha aspiração! 

Feliz Ano Novo!!!

@welllivros 

2 comentários

  1. Anônimo disse:

    Excelente texto!

    Curtir

  2. Anônimo disse:

    Texto escrito de forma muito leve, mas incisiva. De uma maneira muito tranquila fez um retrospecto do ano que passou e incentivou seu leitor a ter um desejo veementemente ou pretenção de buscar seus sonhos e ideais no ano que se inicia. Introduziu a palavra de Deus sem torná-lo um texto religioso, demonstrando que a Bíblia é um livro onde se extrai verdadeiro conhecimento.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s